quarta-feira, 27 de abril de 2016

4 dicas para trabalhar em casa



Craft room, ateliê, estúdio criativo, não importa o nome. Deixar o trabalho formal para se dedicar ao Home Office ou criar o seu próprio espaço para dar vida às suas criações é o sonho de muita gente hoje em dia. E quem tem um trabalho fixo e usa o artesanato e artes como hobby também merece o seu próprio cantinho, porque não? Vamos explorar aqui 4 dicas para trabalhar em casa, e quem redigiu esse conteúdo foi nossa parceria Carol Moré do blog FTC.

Ter um ambiente exclusivo para trabalhar em seus projetos e que seja a sua cara é importantíssimo para que suas ideias decolem. Um local aconchegante, alegre e organizado faz ou trabalho render muito mais.

Mas e como começar? Como ter foco dentro de casa? Pensando nisso, hoje trazemos 4 dicas para você decorar, organizar e arrumar o seu ateliê e deixá-lo super confortável. Confira:



1- DEFINA O SEU LOCAL DE TRABALHO

É bem comum que, por causa do pouco espaço, muita gente monte um canto em seu próprio quarto ou na sala, por exemplo. Sem problemas! Se não puder ter um cômodo vago só para isso, invista em uma mesa de trabalho agradável e a encare como o seu escritório, sua oficina.

É essencial que você delimite que aquele espaço é O SEU HOME OFFICE. Dessa forma, você estará vendo de maneira séria e profissional,respeitando horários de trabalho e uma agenda.


2- DECORE O SEU ESPAÇO


Um local com muitas cores e bem organizado pode influenciar positivamente no seu bem estar, melhorando o humor e, principalmente, estimulando a criatividade. Então decore! Coloque flores, imprima pôsteres com frases inspiradoras, use objetos pessoais por perto para levantar o astral.

Se você é daquelas que passa o dia todo no atelier de costura, um mural pode ser super útil para anotar seus projetos e suas atividades. Já uma parede pintada com tinta lousa pode deixar o ambiente mais funcional e moderno! Outra dica é usar o pegboard (placa de eucatex aqui no Brasil), ideia útil com funcionalidade.

Ainda dá para fazer um varal de ideias, pendurar pranchetas ou bastidores revestidos de tecidos coloridos para deixar ali algumas anotações.



3- ORGANIZAÇÃO

Faça uma faxina geral e dispense tudo aquilo que não utiliza: colas acabadas, recibos e papéis que não servem mais. Na sua mesa de trabalho devem ficar as ferramentas que precisam estar sempre ao alcance das mãos.

Você pode dar uma nova chance aos objetos que seriam descartados como latas, vidros e potes – que podem se transformar em porta trecos, porta lápis ou guardar miudezas. Usar móveis com prateleiras, diferentes compartimentos e caixinhas deixam os materiais mais organizados e facilitam o dia a dia.

Uma maneira muito legal e fácil de organizar é separar tudo por cores! A cor pode até ser o tema do seu atelier!




4- FOCO

Nem tudo são flores dentro de casa. É preciso ter muito foco e determinação. Por isso, lembre-se:

Vista-se! Nunca, jamais, em hipótese alguma, vá trabalhar de pijama. Não deixe que as tarefas de casa se confundam com as do trabalho. Tome um banho, coloque uma roupa e entenda que o seu horário de trabalho está começando naquele momento.

Beba água! Beber água estimula o cérebro, te dá mais clareza e te ajuda a ser mais produtivo. Por isso, se você nunca lembra de beber água, coloque um despertador ou baixe algum aplicativo pra te ajudar. Estabeleça horários! Você também deve se livrar das intermináveis e sedutoras distrações. Facebook, Instagram, WhatsApp.

Feche o escritório! Finalizou todas as suas tarefas? Então é hora de “fechar o escritório”. Arrume a sua mesa e guarde todos os materiais de trabalho.

Não é porque você trabalha de casa que deve passar 24 horas trabalhando.

Seja flexível! Cumpriu todas as suas tarefas e ficou com tempo livre?! Vá passear! Fazer atividades ao ar livre, além de acalmar corpo e a mente, ainda são ótimos pra criatividade. Dizem que é justamente nos momentos de lazer que temos os melhores insights criativos!



E aí, pronta para começar o seu? Aqui tem uma lista de produtos criativos para começar a organização do seu espaço.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário, ele é muito importante pra mim.