quarta-feira, 23 de março de 2016

Como montar uma festa em 10 Passos

Pra você que é mãe, tia, madrinha e quer montar uma mesa bacanuda pro seu pequeno (a), aqui vão algumas ideias pra você pensar em como fazê-lo.

1º Passo - Escolha do Tema
Até uns 2 anos de idade, quem escolhe tema é a mãe da criança que se realiza com a festa de seu filho como se fosse a dela. E quem não gosta de festa?
A partir dos 3 anos, a criança já tem um pouco mais de percepção e já começa a opinar no tema que deseja para seu aniversário, baseado normalmente nos desenhos que assistem.
E olha que a quantidade de temas é bem grande...

2º Passo - Escolher um Painel 
Antes de começar qualquer decoração, é necessário que você escolha se a mesa terá um painel de fundo ou não. Existe alguns condomínios hoje que não permitem colagens nas paredes, nesse caso não se utiliza um painel de fundo ou então usa-se um suporte de metal ou madeira para montar o painel nele.
Opções: Balões, leques, desenhos no tema, fitas, pompons, iniciais, nome, tecidos, bastidores, flores, grama, etc.

3º Passo - Mesa
Agora que o painel já foi colocado, já dá pra arrastar mesa pra cá e pra lá até posicioná-lo ao meio do seu painel.
Antes de começar a montagem da mesa, é necessário saber se utilizará toalhas, caminhos de mesa, fitas ou simplesmente não colocará nada. Tudo vai depender do seu tema e do que pretende para a sua decoração.

4º Passo - Bolo
O prato do bolo é o primeiro a ser colocado na mesa. O ideal é que fique ao meio, ou em alguma posição de destaque, pois ele é o carro chefe de qualquer festa de aniversário e que fique no alto. Se você não tiver aqueles pratos com pedestal, improvise algum suporte para elevá-lo e ganhar destaque na mesa.
O bolo pode ser falso (fake), feito em biscuit, papel, eva, fraldas ou o que mais a sua imaginação permitir e pode ser verdadeiro, feiro de pasta americana, chantilly ou decorado ao seu gosto para o seu tema.

5º Passo - Decoração Alta da Mesa
O ideal é começar peças peças mais altas que irão na parte de trás da mesa, mais ou menos na mesma linha do prato do bolo.
Quem desejar poderá utilizar vasos com flores naturais ou artificiais (tem umas lindas em eva que nem parece artificial) ou qualquer outro tipo de decoração mais alta ou elevada com algum suporte para ficar nessa parte.
Eles podem ser: madeira, porcelana, vidro, cerâmica, barro, palha, etc. E a mistura entre eles também é permitida, claro que dentro do bom senso.

6º Passo - Decoração Média e Baixa da Mesa
Com a decoração mais alta posicionada na parte de trás, agora é a hora de colocarmos os suportes mais baixos da mesa. Podemos usar caixas, cachepôs, um prato em cima de uma caneca... Tudo isso dá aumento e volume a sua decoração. E depois é só espalhar as partes mais baixas que podem ser bandejas, pratos rasos, cestas, etc.
Os materiais podem ser os mesmo que citados anteriormente e a mistura sempre é bem vinda.

7º Passo - Colocação dos Doces e Personalizados
Os doces no tema da festa surtem um efeito bacana no evento, mas se você não tiver condições de mandar fazer algo assim por algum motivo, utilize os doces tradicionais mesmo e aí invista em algo diferente para colocá-los, os famosos personalizados. E o que são?
Personalizados são produtos industriais ou artesanais produzidos e personalizados no tema do evento, com o nome da criança, a data do evento, por exemplo: latinhas personalizadas, tubetes personalizados, caixinhas personalizadas, chocolates como bis, baton e barras, paçocas, batata pringles, garrafinhas, pirulitos, pães de mel, entre outras ideias que você poderá utilizar.

8º Passo - Criar um cenário de chão
Isso não é um questão tão importante assim para uma festa, mas se quiser evitar que as crianças fiquem muito em cima da mesa na hora do parabéns (e elas vão fica mesmo assim), pode-se criar um cenário para colocar nas laterais ou até mesmo na frente da mesa, criando uma espécie de delimitação de espaço.

9º Passo - Elementos Coringas
Ás vezes na mesa ficam alguns buracos ou até mesmo no chão. O ideal é colocar algo ali para não deixar um espaço vazio chamando a atenção mais que a decoração. 
Podemos também utilizar letras com o nome da criança colocadas à frente da mesa,

Ou também pode-se colocar um varal com o nome, tanto de painel, quanto na frente da mesa,

10º Passo - Curtir a festa
Isso sim é um item fundamental, pois sempre que alguém cria e monta uma festa, pouco se aproveita dela. Tem que falar com o garçom, acabou o chopp, a comida do buffet tá fria... Aprenda a delegar funções aos parentes mais próximos, coloque cada um para ficar de olho em algum item e vá se divertir e tirar muitas fotos para ficar de recordação desse grande momento.
A vida é feita de momentos, então escreva a sua história com cada momento importante que acontecer na sua vida!

Fotos: Crie e Recrie Lembrancinhas

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário, ele é muito importante pra mim.