sábado, 30 de janeiro de 2016

Dicas pra quem quer começar

Aqui segue um post que eu publiquei no meu grupo de cursos do Facebook.
É uma publicação de 2015, mas muito válida pra quem está começando nessa área de scrap e personalizados.
Vale a leitura!

Dicas pra quem quer começar

De Elaine Vieira em Quarta, 21 de janeiro de 2015 às 11:13

Pra começar a mexer com personalizados e festas, alguns cuidados devem ser tomados.

  1. Lembre-se sempre que você irá trabalhar com sonhos, com expectativas, com mães e crianças ansiosas que esperam o melhor para seu evento, então faça sempre o melhor e dê sempre o melhor de si.
  2. Não comece sem base nenhuma. Ninguém nasce sabendo, mas começar sem antes pesquisar sobre o assunto e saber se dará conta, não faz de vc um artesão capaz de saber resolver problemas no futuro. Conhecimento é o mínimo que se espera de um profissional do ramo.
  3. Pense se é isso mesmo que deseja, pois trabalhar nesse ramo requer paciência, dedicação, tempo, bom senso e muito amor ao que faz. Jamais comece um trabalho pensando no dinheiro que irá ganhar, pois nem sempre ele vem. Esse ramo está mais para uma satisfação pessoal do que para fazer cofrinho.
  4. Se vc já tem conhecimento no assunto, tem certeza que realmente irá se abdicar de alguns atos pessoais para trabalhar durante as madrugadas e nos finais de semana, então vc está apto para trabalhar no ramo de festas e personalizados.
  5. Invista em materiais de qualidade. Receber uma lembrancinha mal acabada, com fiapos de cola aparente, laços desfiando, adesivos descolando, trincadas ou amassadas e com imagens de má qualidade, nem vc iria querer. Lembre-se sempre que um cliente satisfeito são mais 10 clientes que vc ganha.
  6. "A tal da Silhouette" não faz milagres! Ela não imprimi como muitos pensam, ela não vem com uma varinha de condão como tantos imaginam... Ela apenas recorta o que vc mandar ela recortar. Então para tê-la, tb é necessário ter conhecimento no manuseio dela e tb em algum programa de edição de imagens, pois a maior parte do tempo vc fará suas artes no programa de edição pra depois levar para a silhouette.
  7. E por mais que vc tenha conhecimento e domine a silhouette, há momentos em que ela tem "vontade própria", por isso a necessidade de não depender totalmente dela. Por isso também a importância de saber trabalhar manualmente.
  8. Dedique-se para ter um espaço tranquilo de trabalho, dedique-se para ter conhecimento e segurança no que faz, dedique-se para aprender a lidar com público, dedique-se para investir nas melhores opções para ter os melhores resultados.
  9. Seja profissional. Seja competente. Não dependa dos outros para fazer seus próprios projetos. Não "faça igual" aos outros, crie sua própria identidade, sua própria marca a ponto de um cliente olhar e saber que é seu. Seja criativo e não seja "apenas mais um".
  10. Se vc passar por tudo isso com muita paciência, muita resignação, muita criatividade e muita disciplina e ainda conseguir amar o que faz, então vc estará apto a participar desse reino encantado do mundo dos personalizados e das festas. 


Boa sorte e bem vindo!
Elaine Vieira

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário, ele é muito importante pra mim.